Loomer toca My Bloody Valentine @ Asteroid Bar, 09/07/2011

Pois é, difícil imaginar outro que não o Loomer como grupo mais apto por essas bandas para representar ao vivo o nome maior do shoegaze, My Bloody Valentine.

Loomer toca My Bloody Valentine @ Asteroid bar

Mas é claro que isso não se tratava de uma tarefa simples. Trabalho que tomou um bom tempo de ensaio, a ponto de postergar os trabalhos do primeiro album do quarteto, e que resultou em um perceptível nervosismo até momentos antes de adentrarem o palco do Asteroid.

Loomer toca My Bloody Valentine @ Asteroid Bar

Entretanto, diferente dos clichês que rondam as bandas que optam pelo caminho do cover, eles deixaram bem claro que não iriam copiar as canções daquela que é uma das suas maiores influências. Nas palavras da própria Liege (baixista), o grupo tratou de frisar que eles iriam "loomeriar" o épico repertório shoegaze. Algo muito justo ao se pensar não só na admiração pelos ídolos britânicos mas no grau de complexidade e a insanidade técnica de Kevin Shields & cia.

E foi exatamente o que se viu e ouviu no Asteroid, versões daqueles clássicos tocados de olhares fixos ao chão (já que a timidez também parece ser outra característica compartilhada entre as duas bandas) no ferramental ruidoso que a Loomer dispõe (e que, convenhamos, não é pouco.)


No set de 12 músicas, não faltaram os canções obrigatórias, como "Only Shallow", "Lose My Breath", "You Never Should". A banda parecia se sentir em casa com as rápidas e barulhentas "Suesfine" e "Feed Me With Your Kiss", com destaque para a fusão dos vocais de Liege e Stefano. Também rolaram outras menos conhecidas, como "Honey Power" e "Lovelee Sweet Darlene", resgatada dos primórdios da discografia dos irlandeses. Para encerrar, uma arrebatadora versão de "You Made Me Realise".


Se ninguém é capaz de se igualar ao que o MBV fez um dia (como o próprio Kevin Shields parece crer), aquela aproximadamente uma hora de distorção e melodia foram suficientes para proporcionar largos sorrisos e realizar frações de um sonho que é ouvir aqueles que redefiniram o conceito de ruído dentro da música pop.

Loomer toca My Bloody Valentine @ Asteroid Bar


  • Mais fotos do show no set do flickr de Alessandra Luvisotto.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este blog obviamente não é contra comentários críticos, porém reserva o direito de excluir grosserias, ainda mais vindas de autor anônimo.

    ResponderExcluir