Inverness, Single Parents e Loomer @ Casa Dissenso, 26/11/2010

Finalizando uma semana de maratona de shows incríveis como poucas vezes a capital paulista viu (começando com Mummies e El Mató a un Policía Motorizado, passando pelo Planeta Terra Festival e Paul McCartney e completando com um inacreditável Hallogallo e a lenda chamada Buzzcocks (mais sobre o show aqui)), era noite de celebração de guitarras na sempre agradável Casa Dissenso. Os anfitriões Inverness e Single Parents receberiam a aguardada visita dos gaúchos da Loomer, destaque não apenas do rock no RS mas também um das melhores revelações da nova cena noise do país.

Contratempos do deslocamento Campinas-Sampa a parte, chegamos na metade do show da primeira banda, Inverness. Apresentando algumas das canções do recentemente lançado Somewhere I can hear my heart beating, segundo album da banda, o então trio teve que se desdobrar para compensar a ausência da outra guitarra de Mateus, além do sintetizador, falta sentida principalmente nas composições mais elaboradas. Mesmo assim, deram conta do recado e ainda apostaram em uma mini jam em "To Finally Sleep" na base do bateria-baixo-guitarra e distorção.


Na sequência, era a vez do power-trio (esse sem nenhum desfalque) do Single Parents. Com letras em inglês e um estilo fortemente influenciado pelo indie guitar noventista (parece até que se pode ouvir pitadas de Sonic Youth, Superchunk ou as quebras de Pixies e Polvo em alguns trechos mais complexos), a banda mostrou as músicas do EP Could You Explain?, lançado no começo deste ano. O show que começou morno (talvez em razão de boa parte do público insistir em continuar sentado) foi esquentando com o tempo e terminou bem animado com "Last Conversation". Houve tempo ainda para uma cover de "Careful", do Sebadoh, outra grata influência da banda.


A tarefa de fechar a noite ficou por conta do show mais esperado da noite, Loomer. Com 2 EPs nas costas, Mind Drops, de 2009, e Coward Soul, lançado há dois meses em conjunto por 3 selos, Senhor F, Midsummer Madness e Sinewave, a banda retorna a São Paulo depois de exatamente um ano, quando participou no II Sinewave Festival.

E a parede sonora construída no diminuto palco da Dissenso justificou logo de cara a fama do quarteto. Enquanto Richard em uma das guitarras e Guilherme na bateria  tratam de conduzir a base, Stefano, munido de outra guitarra e um cartel invejável de pedais de efeitos, se alterna nos vocais quase inaudíveis com Liege, que ainda cuida de um baixo estridente e seu bom e velho Bigmuff.


Mais do que fiéis escudeiros de Kevin Shields e seu My Bloody Valentine e o Dinosaur Jr. de J. Mascis, a Loomer ainda trata de fazer jus as influência do rock independente nacional dos anos 90 (que se percebe logo na camiseta de Liege com a escrita "Killing Chainsaw" ou na arrepiante versão de "Feel Like I don't know what I'm doing" do lendário grupo carioca Second Come). A melodia e distorção resultantes desse turbilhão são o que de melhor se produz no país para os fãs do shoegaze.


No palco, a timidez com que os membros da banda encaram o público contrasta com a entrega do grupo ao apresentar suas músicas. Além de tocar a maioria das faixas dos dois EPs, também experimentaram algumas novas canções (ainda sem nome e que, conforme já alertaram, provavelmente passarão por mudanças no futuro).

  • Baixe os 2 albuns do Inverness no perfil da banda na TramaVirtual
  • Baixe o EP Could You Explain? do Single Parents no perfil da banda na Tramavirtual
  • Baixe os 2 EPs da Loomer no site da Sinewave

Nenhum comentário:

Postar um comentário