Neste último final de semana, o Centro Cultural São Paulo foi invadido por uma legião de paranaenses parceiros dos bons sons. Era o festival promovido pela Agência Alavanca, que contou com a visita de Nevilton e Banda Gentileza, tendo como anfitriões Bazar Pamplona e Rafael Castro e os Monumentais.
O festival teve início no sábado com Bazar Pamplona, banda de destaque no novo pop cantado em português. A chuva de verão que como de costume nessa época do ano desaba no fim de tarde da capital não afugentou o bom público de fãs que praticamente esgotou as cadeiras da Sala Adoniram Barbosa para ver a apresesentação dos bazares.
No palco, enquanto eram alvejados por aviõezinhos feitos de papel estrategicamente distribuído na entrada da sala, mostravam algumas das canções do primeiro disco e algumas que deverão estar no próximo registro, com lançamento planejado para o meio do ano. Os destaques ficaram por conta das letras inteligentes e melodias elaboradas, como em "Quem Eles Pensam Que São?"
Em seguida era a vez dos curitibanos da Banda Gentileza. A banda, ainda pouco cohecida fora do estado natal, não se deixou abalar pela fuga de boa parte das pessoas que foram assistir apenas Bazar Pamplona e fez um show ainda melhor que o anterior.
Sem fazer questão de se prender a um ritmo específico, variando desde pitadas de disco music até o delicioso samba "Maior com Sétima", e contando com um par de músicos nos metais (além vários outros instrumentos), o sexteto encerrou o primeiro dia de festival conquistando a platéia com muita animação no palco, quase como um aquecimento para o Carnaval que vem chegando.
O fim de tarde ensolarado parecia dar o tom do que seria o show de abertura do domingo com os paranaenses do Nevilton. E não foi diferente: o power trio de Umuarama não decepcionou os curiosos que foram conferir se o grupo era tudo aquilo que se tem falado Brasil virtual afora.
Um rock simples e direto, recheado de melodias assoviaveis, letras certeiras e muita vitalidade, esse é o espírito dos guris, que se traduz nos vôos de Lobão e Nevilton. A comparação ao então moleque Supergrass de I Should Coco é praticamente inevitável, assim como não se deixar levar pelos sons fáceis de "Pressuposto", "Bolo Espacial" e "Me Espere Menino Lobo". Resultado: grandiosa apresentação da promessa que merece atenção redobrada em 2010.
Mesmo com uma sequência de hits em potencial, o grupo ainda não tem nenhum disco completo lançado: a banda tem planejado para ainda essa semana o lançamento de um EP via Internet e até o meio do ano um album completo pela Fora de Eixo Discos.
Rafael Castro e os Monumentais destilando seu rock que beira o alcóolatra-cafajeste tinham a difícil missão de encerrar o festival depois do incrível show dos neviltons.
Contrastando com os paranaenses, o mezzo barítono Rafael segue uma linha que varia do quase blues retratando causos de bar e mulheres ao rock brasileiro setentista, levando tudo com bom humor, várias piadas e até calcinhas jogadas da platéia. A apresentação contou ainda com a participação de vários artistas, entre eles Tatá Aeroplano, que acompanhou a banda em "Me Chama Pra Dançar", um dos pontos de destaque do show.
- Bazar Pamplona: www.myspace.com/bazarpamplona
- Banda Gentileza: www.myspace.com/bandagentileza
- Nevilton: www.myspace.com/nevilton
- Rafael Castro e os Monumentais: www.myspace.com/sabesp
Nenhum comentário:
Postar um comentário